A HISTÓRIA DE EDÉSIO PASSOS

O que mais me orgulho da profissão que escolhi é que todos os atos que participei nesta condição resultaram na construção de uma vida melhor para milhares de trabalhadores e trabalhadoras. Os que não tinham voz, se fizeram ouvidos. Os que foram injustiçados, conseguiram alguma reparação; os que foram perseguidos, resgataram suas liberdades; os que estavam necessitados, obtiveram algum ganho. Mas o que foi e é mais importante: ajudei que aprendessem a ser donos de suas próprias existências.

Edésio Passos

Por mais de 50 anos, Edésio Passos advogou no Paraná e em Santa Catarina em prol de inúmeras causas humanitárias e se transformou em uma das referências nacionais mais importantes do mundo do direito. Foi jornalista, advogado, escritor, poeta, militante político e ativista. Atuou em defesa da democracia e na resistência contra a ditadura militar no Brasil. De 1991 a 1994, foi deputado federal e em seguida candidato ao Senado, obtendo mais de 1 milhão de votos de paranaenses que se viram representados por sua seriedade, coerência e linha de pensamento e de atuação. Exerceu a função de diretor-administrativo da Itaipu Binacional. Após lutar contra problemas de saúde, faleceu em 09/08/2016.

Acompanhe abaixo seu histórico:

  • Edésio Franco Passos, paranaense, nasceu em Tomazina em 04/04/1939 e passou sua infância e adolescência em Londrina. Do primeiro casamento, com Zélia de Oliveira, nasceram Ana Beatriz e André. Do segundo casamento, com Cleoci Machado, nasceram Estevão e Valquíria Tainá. Avô de Tiê (filho de Ana Beatriz), Fernanda e Marcelo (filhos de André e Tatyana), bisavô de Gaian e Jaya (filhos de Tiê e Maria).
  • Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e agraciado com os prêmios “Faculdade de Direito da UFPR”, “Des. Vieira Cavalcanti”, “Prof. Enéas Marques dos Santos” e “Ruy Barbosa” como melhor aluno da turma 1957/1961. Advogado inscrito na OAB.PR (nº2318) e no Instituto dos Advogados Brasileiros.
  • Integrou o Partido Socialista Brasileiro (1961/1964) e a Ação Popular (1967/1971). Preso político na época da ditadura militar por três anos, anistiado em 1979.
  • Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, da Central Única dos Trabalhadores, da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná/Santa Catarina e do Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná.
  • Candidato a Governador do Paraná (1982) e a Prefeito de Curitiba (1985). Foi deputado federal na Legislatura 91/95 (PT/PR), membro da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados, co-autor da Lei nº8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB). Candidato a Senador da República (2002).
  • Assessor jurídico de entidades sindicais de trabalhadores. Jornalista profissional e ex-dirigente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. Colaborador de jornais e revistas jurídicas. Autor de inúmeras obras de Direito do Trabalho.
  • Advogado Emérito pela ABRAT em 1987. Patrono Estadual do XXI Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas (Curitiba, 1999). Patrono Nacional do XXVII Congresso Nacional dos Advogados Trabalhistas (Natal, 2005).
  • Integrante, em primeiro lugar, da lista tríplice para Juiz do TRT.PR na vaga do quinto constitucional em 2001. Agraciado com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho pelo Tribunal Superior do Trabalho em 1992. Mediador da Conferência Estadual do Paraná do Fórum Nacional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego em 2003.
  • Membro do corpo técnico do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Membro da Comissão Nacional de Direito e Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (2003/2006). Membro do Conselho de Administração (2003/2005) e Diretor Administrativo da Itaipu Binacional (2005/2015).